O mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos não para de crescer. De acordo com a Brewers Association, apenas para este ano, são esperadas a abertura de mais de 1.000 cervejarias, sem contar as mais de 7,3 mil presentes no país. Mas o que a logística reversa tem a ver com isso?

No Brasil, esse cenário não é diferente. A cerveja artesanal caiu no gosto dos brasileiros e segue conquistando um público cada vez maior.

Quando o assunto é cervejaria artesanal, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil fechou 2018 com mais de 899 cervejarias de fabricação própria. Para potencializar os resultados das cervejarias, pubs e de distribuidores, uma ótima alternativa é trabalhar com o aluguel de barris e com a logística reversa.

Antes de continuar, temos uma informação importantíssima: siga a nossa página no instagram e fique por dentro do que há de melhor no universo cervejeiro.

O que é logística reversa?

A logística reversa é um sistema sustentável, econômico e muito seguro! Trata-se, na verdade, de um fluxo diferenciado de produtos. Ou seja: o produto, após ser utilizado, retorna para ser reaproveitado ou descartado de uma maneira mais apropriada – diminuindo o impacto ao meio ambiente.

Aqui na 304 importação, nosso sistema de aluguel de barril está estruturado a partir da logística reversa. Dessa forma, nosso fluxo funciona da seguinte maneira:

  • A cervejaria solicita os barris
  • A cervejaria envasa e encaminha os barris aos bares
  • A 304 importações checa, junto ao bar, quando retirar os barris
  • E, após a retirada, os barris estão prontos para um novo ciclo

Quais são as vantagens da logística reversa?

No Brasil, a logística reversa é uma tendência. Isso porque os discursos e ações voltadas para um desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e até mesmo um consumo consciente estão cada vez mais em alta.

Dessa forma, a logística reversa tem tudo para ser um sucesso, pois, através dela é possível:

  • Reciclar materiais, como os barris, por exemplo, ou providenciar um descarte adequado.
  • Sistema mais econômico e ágil, uma vez que são necessários apenas 2 envolvidos: um representante da fabricante e a transportadora.
  • Criar uma boa imagem para a sua empresa, pois os consumidores estão cada vez mais atentos com os compromissos da instituição com o meio ambiente.
  • Estabelecer um canal de comunicação como cliente: em termos de marketing, sabe-se a importância de estar por perto dos clientes. Através da logística reversa, é possível estreitar tanto a comunicação quanto a parceria, além de abrir outras possibilidades para ações de marketing.

Vale a pena alugar barril?

Se você tem uma cervejaria, pub, é revendedor ou até mesmo distribuidor e está pensado se vale a pena ou não alugar um barril, confira o artigo especial que preparamos sobre as vantagens e diferenças entre barril e garrada. Basta clicar aqui.

A 304 importações oferece uma solução econômica, sustentável e inovadora para o seu estabelecimento. Ficou interessado? Conheça mais sobre as opções e serviços da nossa empresa!

Leave a Reply