Atualmente, existem muitos tipos de cervejas. Algumas, inclusive, com produções limitadas ou sazonais. O que muita gente não sabe, entretanto, é que é possível criar uma harmonização entre a cerveja e alguns alimentos.
Essas combinações podem ser muito eficientes na hora de oferecer um jantar especial ou um almoço de família. Em vez de listar quais alimentos combinam com cada tipo de cerveja, vamos oferecer uma explicação mais completa para que você entenda como fazer essa harmonização. Vamos lá?
Primeiro passo: entender os gostos da cerveja
A cerveja pode possuir diferentes sabores, que são normalmente descritos em cinco grandes definições:
• Lúpulo: O sabor de uma cerveja com lúpulo tem sabor e aroma versáteis. Quanto mais cedo ele for adicionado, mais amarga será a cerveja.
• Amargo: O amargor varia de acordo com o estilo de cerveja, que é um sabor distinto encontrado na bebida.
• Malte: O malte da cerveja se faz quando o grão da cevada é torrado antes do processo de fermentação, dando à cerveja um aroma tostado e uma nota de nozes.
• Escuro: O sabor escuro pode ser em relação a cor, mas também são aquelas em que os grãos são torrados o suficiente para atingir uma cor bem escura, que confere notas de café e chocolate.
• Leve: a cerveja leve é aquela com sabor limpo e fresco, como aquelas que não possuem sabor muito forte ou muito amargo.
4 dicas importantes na harmonização:
Quando o assunto é harmonização, não existe uma regra ou receita pronta, até porque é difícil encontrar um alimento que não caia bem, de forma alguma, com a cerveja. Entretanto, se você quiser ter um cuidado maior com a harmonização, considere essas quatro diretrizes:
• Contraste: você pode optar por combinações de sabores que gerem efeitos distintos, mas que conversam, como, por exemplo, um prato de ostras, que tem um sabor forte, com uma cerveja escura, com textura rica e notas de chocolate.
• Complemento: outro caminho é trabalhar com complemento de sabores. Uma combinação ótima, nesses casos, é combinar peixes ou saladas com uma cerveja mais leve.
• Limpeza: a cerveja também pode ter o papel de limpar o palato e prepará-lo para a próxima degustação. Que tal utilizar uma cerveja IPA antes de um frango frito apimentado?
• Choques de sabor: Cuidado com esses aspectos. É importante que a cerveja não domine o sabor dos pratos, por isso, fuja de cervejas fortes com pratos leves, com um salmão, por exemplo. Se você escolher uma cerveja mais forte, ela cobrirá todo o sabor do peixe.
Combinações perfeitas
Confira essas combinações:
Cervejas claras : saladas, hambúrgueres, cachorro quente, peixes.
Cervejas de trigo : comidas com pimenta, tortas e sobremesas mais frutadas
India pale ales (IPAs) : churrasco, comidas mexicanas e hambúrgueres.
Cervejas de âmbar : Frituras, carnes de porco defumadas e pizzas.
Cervejas escuras : Ensopados ou comidas mais pesadas como pizzas e hambúrgueres.
Brown ales : Sushi, peixes, linguiças.
Porter : frutos do mar, sobremesas com notas de café, carnes de caça.
Stouts : Doces com chocolate, comida mexicana.