Qualquer negócio está sempre a procura de soluções que possam melhorar os seus processos. Nesse cenário, surge mais um serviço, até então inédito no Brasil e que pode ajudar na viabilidade dos players da cadeia de cervejas.

 

 

A 304 Soluções (SP) é uma empresa voltada à prestação de serviços para bares e cervejarias. Operando há pouco mais de um ano, oferece consultoria em gestão empresarial, importação e venda direta de barris. Desde janeiro de 2019 é responsável por uma iniciativa pioneira no mercado nacional, que promete trazer mais sustentabilidade para os negócios do setor. O serviço de aluguel de barris é oferecido a todos os produtores de bebidas, distribuidores e donos de estabelecimentos comerciais que comercializam qualquer tipo de bebida e têm interesse em envasar em barris de inox. Felipe Panelli, proprietário e diretor comercial da 304 Soluções, explica que a ideia surgiu quando perceberam que o processo de compra do barril exigia muito do produtor, distribuidor ou dono do bar. Com isso, as suas produções muitas vezes, limitavam-se e, assim, produziam menos e tinham maior dificuldade de crescer. “Nossa motivação principal foi atender a uma demanda que identificamos de nossos clientes. O objetivo foi construir uma operação que torna este custo muito inferior e acessível aos nossos clientes.”

 

Vantagens do serviço

 

A maioria das empresas que optam pelo aluguel se interessam em suprir demandas sazonais ou, de modo planejado, conseguir aumentar a sua produção, investindo os recursos nos seus produtos ao mesmo tempo em que economizam no envase. “Quando comparamos à compra do barril de aço inox, as principais vantagens são o baixo custo atrelado por peça. O cliente fica com maior liquidez e tem a mesma capacidade de venda de cerveja; tem a possibilidade de devolução quando não há mais a necessidade do produto e, assim, não tem custo de armazenamento e não fica com um ativo imobilizado tendo que ser remunerado” ressalta Felipe. A cervejaria Stier Bier (RS) decidiu alugar os barris para conseguir atender a uma demanda temporária sem dispor de muito capital. “Optamos pelo aluguel por se tratar de um período do ano em que acontece um aumento muito grande na utilização de barris para evento. A experiência está sendo muito boa, com certeza vamos usar mais vezes”, diz Silmara Andreatti, sócia da cervejaria.

 

Boa recepção

 

O aluguel é feito por meio de planos e, após a aprovação do pedido, a quantidade solicitada de barris é enviada ao cliente que utilizará durante o período contratado. Qualquer manutenção necessária no barril é feita pela 304, que também se compromete a realizar eventuais trocas imediatas. “Atualmente trabalhamos com barris de 10 L, 20 L, 30 L e 50 L, todos de aço inox. Além de cervejarias, também temos clientes produtores de kombucha, sidra e até gin tônica.” A procura pelo serviço tem sido acima das expectativas e o negócio está se expandindo pelo Brasil, estando presente em oito estados. “Acreditamos em soluções sustentáveis ao meio ambiente de maneira que consigamos extrair o máximo dos barris, com a qualidade desejada e sem o uso de plástico e outros derivados que agridam o meio ambiente. Entendemos que podemos ser parceiros de todos os players de cadeia do ramo de bebidas, oferecendo uma visão ampla de mercado”, finaliza.

Leave a Reply

Abrir bate-papo
Olá!
Em que podemos ajuda-lo?